Página Inicial

11/05/2013 20:54

 

 

 

Bem-vindos à  SOCAPA 

     SOCIEDADE CARUARUENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.

                             

A SOCAPA - SOCIEDADE CARUARUENSE DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS, foi criada a 51 anos pelos cidadãos de Caruaru com a finalidade de proteger os animais vítimas de maus tratos. A primeira reunião para sua fundação foi realizada na Câmara de Vereadores de Caruaru no dia 11 de março de 1962, contando com a presença do Prefeito do Município JOÃO LIRA FILHO, que na ocasião fez doação do terreno localizado ao lado da SOVACA e da Rádio Cultura de Caruaru. fundada no dia 11 de março de 1962, tendo sido   considerada de utilidade pública, no dia 27 de novembro de 1963, através da Lei Municipal de Caruaru nº 1411 de 27 de novembro de 1963, sendo o seu 1º Presidente JOSÉ DOS PASSOS RIBEIRO DE SOUZA, Prefeito de Caruaru JOÃO LYRA FILHO e Presidente da Câmara de Vereadores CARLOS ALBERTO TOSCANO DE CARVALHO. Participam da SOCAPA Policiais Militares e Civis, Lideres Comunitários, Vaqueiros, Peões, Carroceiros além dos demais cidadãos.   

 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

          CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DA VIDA ANIMAL

          A SOCAPA em respeito a vida dos animais, visando preservar o seu Direito a sobrevivencia, no que se refere ao seu abate exagerado nos matadouros e abatedouros comeciais para abastecimentos nos grandes Supermercados e Frigorificos, vem apelar aos seus proprietários e consumidores para que não use como alimento a carne dos animais nas SEXTAS-FEIRAS. OS ANIMAIS AGRADECEM.    

Vamos abraçar esta campanha.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

          Equipe da SOCAPA que participaram de Blits nas feiras de gado de Caruaru e Cachoeirinha onde apreenderam  78 ferrões com a ponta da lança afiada, e 46 esporas com as carretilhas amoladas, as quais se vendidas causariam maltratos aos bovinos e equinos, essa equipe formada por CLÁUDIO SANTOS - Agente, DR. CURVÊLO atual Presidente e Defensor Jurídico, PAULO GUEDES -  Agente Chefe, FRANCISCO DELMIRO - Ex-Presidente e FREITAS - Agente.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

          Equipe de operação do IBAMA  composta pelos Agentes ELIAS, ENIO E JOSÉ ALBERTO convidada a vir a sede da SOCAPA para em parceria apreender apróximadamente 60 cobras venenosas, como cascavél, coral, jararacas entre outras que foram recolhidas em um terreno onde se encontrava um grande tanque com as paredes lisas onde lá eram depositadas as cobras no Distrito de Gonçalves Ferreira, Sítio Riacho do Milho divisa com Bezerros. pelaSOCAPA participaram Agente JOÃO MENDES, Dr. CURVÊLO, Agente CLÁUDIO SANTOS, Agente Chefe PAULO GUEDES.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SOCAPA EM AÇÃO, VIOLÊNCIA ZERO.

CRIME HEDIONDO: TORTURA.

           Marginais maltratam um gato, CHEGANDO A LHE TIRAR O COURO COM O ANIMAL VIVO, E AINDA FICAM DEBOCHANDO, DIVULGANDO A SUA MALDADE NA INTERNET. 

             Nós que fazemos a Diretoria da SOCAPA Solicitamos as pessoas que reconhecerem esses marginais, liguem para a SOCAPA PARA QUE POSSAMOS TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS, OU LIGUEM DIRETAMENTE PARA QUALQUER DELEGACIA DE POLÍCIA ESTADUAL OU FEDERAL.

SE VOCÊ TEM BOM CORAÇÃO E CONHECE ESSES MONSTROS DENUNCIE!!!

DIVULGUEM ESSA FOTO ATÉ CHEGAR EM ALGUMA AUTORIDADE E ESSES DESGRAÇADOS, DESUMANOS SEREM RECONHECIDOS !!! COMPARTILHE SE FOR CONTRA ISSO. O QUE ESTA ACONTECENDO COM O SER HUMANO MEU DEUS!!!!!!

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Cavalo Atropelado no Bairro das Rendeiras.

 

A SOCAPA, no dia 27 (quarta-feira Santa), do corrente mês, recebeu através do seu Presidente uma denuncia  que havia alguns cavalos caminhando nas vias destinadas aos veículos, pondo em risco os motoristas que trafegam naquela área.

Imediatamente foi designado o Agente Chefe da SOCAPA, Sargento PAULO FERNANDO GUEDES, que ao chegar ao local com a nossa Equipe deparou com 1 cavalo caido, aparentando fratura em uma das pernas, sendo acionado o Veterinário que constatou que havia uma fratura na perna dianteira esquerda, tendo prestado os primeiros socorros no local, e a enfaixou.  Conduzido ao Cunsultório Veterinário a perna foi engessada, estando ele em plena recuperação.  

 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

       ANIMAIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

O motivo da nossa Equipe de Voluntários da SOCAPAtrabalhar com tanta dedicação, é unica e exclusivamente evitar que casos desta natureza volte a acontecer. O fato ocorreu aqui mesmo em Caruaru, no Bairro Pinheiropolis, próximo ao Terminal Rodoviário. Recebemos a denuncia e fomos ao local onde socorremos o animal, que ficou sob os cuidados de um veterinário da Secretária de Saúde do Município, lamentavelmente devido aos graves ferimentos o mesmo não sobreviveu.

Conforme foi apurado, o autor dos maus tratos foi um elemento viciado em bebidas alcoolicas, que totalmente embriagado, feriu o animal com um facão.   

Dai o Nosso Lema: TOLERANCIA ZERO. 

     

 

    

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

DENUNCIA DE CATIVEIRO DE COBRAS DE VÁRIAS ESPÉCIES EM CARUARU.

SOCAPA tomou conhecimento que um cidadão de Origem Alemã, possuia nas imediações de Gonçalves Ferreira um cativeiro com mais de 50 cobras. A equipe se dirigiu ao local e constatou a veracidade dos fatos, imediatamente comunicou ao IBAMA que fez a apreensão das mesmas, contando com a cobertura da Imprensa Televisada, Falada e Escrita.

MANTER ANIMAL SILVESTRE EM CATIVEIRO É CRIME.   

                       

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>                                       

                                                  CONVITE

O Presidente e a  Diretoria da Sociedade Caruaruense de Proteção aos Animais - SOCAPA, convida os seus Sócios e não Associados, Vaqueiros, Peões, Carroceiros, Líderes Comunitários, Policiais Militares e Civis, e os caruaruenses em geral da Zona Urbana e Rural, para participarem no dia 11 do corrente mês de março (segunda-feira) no horário das 16:00 horas, no salão nobre do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Demóstenes Veras, da Solenidade em comemoração aos 51 anos de fundação da SOCAPA

Venha saber mais sobre os nossos serviços na nossa página web. Caso pretenda falar com um dos nossos Voluntários, por favor, contacte-nos. A nossa equipa está à sua disposição!

Pode encontrar-nos na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, S/N, Bairro, Indianópolis, Caruaru - PE, Fone: (81) 3095-9111 ou  (81) 9627-8340 | caruarusocapa@hotmail.com

LINHA DA NATUREZA A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE (A FAUNA E A FLORA).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

                                                     Notícias

 

JORNAL VANGUARDA

 

09/03/13 - Confidencial

Socapa
A Socapa (Sociedade Caruaruense de Proteção aos Animais) comemora, nesta segunda-feira (11), os 51 anos de atividades do órgão. O evento acontece às 16h, no salão nobre do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Demóstenes Veras. O terreno onde foi construído o órgão foi doado pelo ex-prefeito João Lyra Filho.

 

Sociedade Caruaruense de Proteção aos Animais comemora 51 anos nesta segunda

08/03/2013 às 10:54

DA REDAÇÃO DO  jornalextra.com.br

Nesta segunda-feira, 11, será comemorado às 16 horas, no salão nobre do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Demóstenes Veras em Caruaru, os 51 anos da Sociedade Caruaruense de Proteção aos Animais – Socapa. Na oportunidade será dada posse ao novo presidente da Socapa, José Alberto Curvelo de Souza.  Uma das propostas do novo presidente será Fundada em 1962 a organização sem fins lucrativos conta hoje com 28 fiscais voluntários que atuam na proteção dos animais, com ações contra o maltrato aos animais domésticos e de grande porte como bois e vacas recuperar o cemitério dos animais da cidade que atualmente está inativado. A solenidade será aberta ao público. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: |(81) 3095-9111 ou (81) 9627.8340.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO - HOMENAGEM AO PRESIDENTE DA SOCAPA - DR. AGOSTINHO

Requerimento Nº 1729

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário, cumpridas as formalidades legais e

regimentais, seja consignado na ata dos nossos trabalhos legislativos, votos de aplausos e congratulações com o empresário José Agostinho de Lemos

Filho, pela sua reeleição à frente da presidência da Sociedade Caruaruense de Proteção aos Animais (Socapa).

Justificativa

O empresário José Agostinho de Lemos Filho, é reeleito para mais uma gestão à frente da Socapa. Idealista, amante da causa em defesa dos animais, esse caruaruense com muita coragem e altivez construiu uma sede em grande estilo para abrigar os animais soltos de Caruaru. Esta construção foi um marco para a sociedade visto as dificuldades que se apresentaram

em todo o transcurso da obra. Somos testemunhas da grande abnegação com que abraçou o desafio, este comerciante de Caruaru, sendo hoje

aplaudido por toda comunidade de Caruaru pela sua bravura e persistência,

nunca se deixando abater pelas crises que toda sociedade atravessa.

Hoje, mais uma vez a população de Caruaru, suas autoridades, participam das comemorações programadas para sua posse. Após a aprovação pelo Plenário, seja dado conhecimento, ao ilustríssimo senhor presidente da Socapa, bel. José Agostinho de Lemos Filho, à rua 15 de Novembro, 309, em Caruaru, à Câmara de Vereadores de Caruaru, à rua 15 de Novembro-Caruaru; às Rádios: Liberdade, Cultura do Nordeste e Difusora e ainda a

TV, Pernambuco. Sala das Reuniões, 08 de maio de 1989.

José Liberato

Deputado

À publicação.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Denúncias de maus tratos aos animais crescem em todo o Estado

Balanço foi divulgado pelo disque-denúncia 181.
Em Sorocaba (SP), foram registrados sete casos neste ano.

Viviane Gonçalves Do G1

Animal com sinais de maus tratos encontrado em
abatedouro. (Foto: Reprodução EPTV)

Os crimes de maus tratos aos animais são cada vez mais frequentes. Hoje estas ocorrências ganham espaço em todas as mídias e sensibilizam a população. Os casos mais comuns são abandono, manter animal preso por muito tempo sem comida, deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico, envenenamento, agressão física e até mutilação.

Mas estas impunidades estão cada dia mais sendo denunciadas. Um balanço divulgado recentemente mostra que a crueldade contra animais se mantém pelo quarto mês consecutivo entre as cinco denúncias mais registradas pelo Disque Denúncia 181 em todo estado. Até outubro de 2011, esse crime variava entre o oitavo e o décimo lugar do ranking do serviço, com menos de 200 denúncias. A partir de novembro, quando foram registradas 265 ligações, o crime passou à quarta colocação, e lá permanece desde então.

saiba mais

No último mês, foram 505 denúncias de crueldade contra animais, 101 a mais que janeiro e quase o dobro de novembro. No acumulado dos últimos quatro meses, já são 1.571 registros feitos pelo 181, sobre esse tipo de crime.

Em Sorocaba (SP),  no ano de 2012, foram registradas sete ocorrências. O número é considerado pequeno, mesmo assim as autoridades acreditam que a impunidade para estes crimes poderia ser maior, caso o assunto não fosse tão divulgado. De acordo com elas, as pessoas estão tendo mais coragem de denunciar e registrar a ocorrência. O que ajudou também foi a criação de uma delegacia especializada em crimes de maus tratos contra animais, há dois anos, que funciona no 2º DP.

Penalidade
Mau tratos aos animais é considerado crime, com base no artigo 32 da lei 9.065, de 1998, no capítulo que aborda crimes contra a fauna. Segundo a lei, é proibido "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena prevista é de multa e detenção de três meses a um ano.

A dica de especialistas é para nunca deixar o animal solto em lajes sem proteção ou sozinho dentro do carro. Em locais públicos, é preferível conduzir o animal sempre com guia, evitando fuga, atropelamento e ataques.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Recuperado, filhote Titã ganha novo lar e é adotado por veterinária

Profissional ficou com o animal, que foi encontrado em um buraco de terra.
A pelagem começou a crescer e ele até já faz bastante arte dentro de casa.

Alan Schneider Do G1

Titã brinca com outros 3 animais
(Foto: Viviane da Silva/arquivo pessoal)

Depois de pouco mais de um mês que o filhote Titã foi encontrado enterrado vivo no quintal de uma casa em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, a história ganhou um final feliz. Em vez de magro, sujo e cheio de sarna, agora o animal recupera os pêlos, além de receber alimentação adequada e, principalmente, carinho.

A veterinária Viviane Cristina da Silva, que atendeu Titã depois do resgate, agora também é a “mãe adotiva” do animal. Ela disse que ficou sensibilizada com o caso e decidiu cuidar dele permanentemente. “Resolvi adotá-lo. Estava frágil e depois de dar os primeiros cuidados, a gente também pega carinho”, confessa.

Segundo a profissional, Titã está cada dia melhor. “Ele está ótimo, muito bem mesmo, brinca o dia todo e já faz bastante arte”, contou. A pelagem do cão começou a crescer. “Até a recuperação total, para ficar com pêlo em todo o corpo, vai demorar cerca de 2 meses e meio”.

Titã ainda toma remédio para tratar da sarna e recebe aplicação de colírio no olho direita depois de perder a visão no dia que ficou enterrado. Uma cirurgia para retirada do globo ocular foi cogitada, mas a veterinária prefere ainda ter uma nova conversa com um especialista antes do procedimento. “Vou conversar em breve com o oftalmologista. Ele só vai fazer se for para o bem dele”, relatou a veterinária.

O novo lar do cão é a casa de Viviane e dos pais dela, onde Titã divide espaço com mais três cadelas e um gato. Todos foram adotados depois de abandonados ou de sofrerem maus tratos dos antigos donos.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Voltar